Não! Nem de perto, nem de longe, nem de jeito algum!
Ser chef é uma das atividades mais difíceis que um cozinheiro pode assumir. Comandar uma cozinha é tarefa para quem realmente tem esse talento.
Nós, que nos aventuramos e brincamos com forno e fogão, podemos, para soar diferente, dizer que somos "cozinheiros gourmet".
Agora, se vocês querem um bom exemplo do que é um verdadeiro chef, assistam Vatel - Um banquete para o Rei. Um filme de 2000, de beleza inspiradora.
Sinopse: O ano é 1671 e o rei Luís XIV (Julian Sands) vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que não só ele mas toda a província fique livre das dívidas: ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econômico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete suntuoso e ainda cuidar da diversão real: François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel se apaixona pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.
Gérard Depardieu é brilhante em sua atuação como Missier Vatel. A história da construção do banquete para o Rei revela criatividade e beleza, angústia e magia. O filme é completo. Tudo é perfeito. Fotografia, atores, direção, produção, música. Vale a pena aproveitar a preguiça do domingo e correr na locadora para procurar o dvd.
Após encaminhar esse post recebi a resposta de uma grande amiga da família, que há alguns anos mora em Paris. Ela encaminhou, nada mais, nada menos, que a foto da famosa cozinha do castelo que pertenceu a Fouquet - o patrão de Vatel. Vejam se não é de dar água na boca!
Um domingo bem apetitoso a vocês!
Vale a pena assistir, Bibi!!!
ResponderExcluir