Um dos meus bolos favoritos feito por minha mãe é o bolo de mel da Madame Keller. Quem é essa madame? Não faço a menor idéia! O que eu sei é que a receita dela é perfeita!
Ligue o forno para preaquecê-lo.
Basta bater na batedeira, na exata ordem, 1 colher de sopa de manteiga, 1 xícara (das de chá) de açúcar mascavo, 1 ovo, 1 xícara (das de chá) de leite, 1 xícara (das de chá) de mel, casca ralada bem fina de um limão, 1/2 colher (das de chá) de cravo em pó (eu, particularmente, não sou muito fã de cravo, então dispensei-o da minha receita), 2 e 1/2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo, 1 colher (das de sopa) de canela e 1 colher (das de chá) de bicabornato de sódio. Acrescente se for do seu gosto, nozes e frutas cristalizadas picadas bem miúdas (eu já as comprei cortadas no supermercado).
O bolo de mel é tradicionalmente feito em formas retangulares. Mas se não as tiver, faça em forma de bolo comum mesmo. Unte-a com manteiga e polvilhe farinha de trigo antes de colocar a massa do bolo.
Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos. Mas, assim como dei a dica no post do bolo de chocolate, a partir de 30 minutos já é possível conferir com o palito se ele está chegando no ponto certo. Ou seja, se o palito sair seco, sim, pode retirá-lo do forno. Se estiver molhado, aguarde mais um pouco e teste novamente até ficar no ponto.
Ele sai do forno com o aspecto abaixo e um aroma indescritível de tão bom!
Para fazer a cobertura, aproveitei a receita da calda do bolo de chocolate. Vou repeti-la aqui para facilitar.
Derreta 175g de chocolate meio amargo, duas colheres (das de sopa) cheias de manteiga, 1 colher (das de sopa) de Karo, 1 colher (das de chá) de baunilha, 1 xícara (125ml) de creme de leite fresco. Misture tudo fora do fogo. No processador, ou no liquidificador, bata 2 xícaras de açúcar de confeiteiro. Essa batida é para tirar os carocinhos que ele tem. Depois bata junto a esse açúcar a mistura de chocolate que acabou de fazer. Você vai se deparar com uma maravilhosa calda de chocolate brilhante e extremamente saborosa!
Para decorar, use a sua imaginação! Eu utilizei nozes e amoras. Ficou com uma aparência bem linda!. Para quem quiser fazer no estilo natalino, sugiro, além das nozes, cerejas.
Desejo a todos uma quarta-feira bem doce!
Bon appétit!
Olá Adriana, parabéns pelo seu blog, visito ele todos os dias, as fotos são lindas.
ResponderExcluirSabe que eu já troquei muitas receitas com sua Mami, a receita do "Frango com Aspargo" é da minha mãe, fiquei muito feliz em ver ela publicada e fotografada por você, a foto ficou perfeita.
A receita de hoje tambem foi da minha mãe,Madame Keller foi uma amiga muito querida da minha mãe, vizinha dela no Rio, ela era suissa e herdamos muitas receitas dela. Me deu até saudade dela, Madame Keller era uma verdadeira lady. Beijos Helga
Eu fico muito feliz em saber que está acompanhando o blog, Madame, especialmente que essas receitas vem de sua casa! Gostava muito de Dona Lia, especialmente dos biscoitos de natal, que todos os anos a traz em nossas lembranças. Grande beijo! Dri
ResponderExcluirAgora tem que fazer uma receita da Madame Helga
ResponderExcluirTem cada bolo de babar!
É verdade, Nanda! Madame Helga é uma das melhores cozinheiras que já tivemos o prazer de conhecer e provar das delícias!!!
ResponderExcluirEstou começando a encarar esse blog mais como tortura... Alguém tem que fazer essas receitas para mim!!!!!!!!!!
ResponderExcluirFeliz mesversário!
Bjo,
Ciça!
Aventure-se na cozinha, Ciça! Todas as receitas são muito fáceis de fazer! Não precisa ter medo! Beijosssss
ResponderExcluirOlá Dri, que beleza de blog....gostaria de agradecer, pois, seu blog está me ajudando muito!!! Feliz Natal e um ano novo cheio de realizações. Bjs Bruno de Barros
ResponderExcluirQue maravilha, Bruno! Fico super satisfeita! Um excelente Natal e um 2012 sensacional para todos nós! grande beijo!
ResponderExcluirNão vai mesmo fermento na receita?
ResponderExcluirIsso mesmo! ;)
ExcluirAbs.
AdrianaLafetá