sábado, 21 de setembro de 2013

Pão com ovo "gourmet"

Quem é que não gosta de um belo pão com ovo? Pois após fazer essa receita decidi dar um ar sofisticado ao nome e inventei essa historinha que os grandes chefs tanto adoram de mudar as coisas para o tal "gourmet". De qualquer maneira, é um pão com ovo! Só que um pouquinho diferente.
Esses dias iniciei uma dieta do tipo "educação alimentar", porém um pouco mais rigorosa que o de costume. Como dobrei a carga de exercícios, o cardápio precisou ser um pouco alterado para atingir o resultado desejado. Sendo assim, dá-lhe proteína no pós-treino! Omelete de claras já virou costume. Postei a receita dele aqui já há algum tempo. O omelete, no entanto, precisa de um pouquinho de azeite ou manteiga para deslizar na frigideira e facilitar aquela difícil viradinha. Só que a ordem agora era a de cortar o azeite e a manteiga. Zero gordura! Confesso que algumas coisas ficam bastante sem graça... Mas tudo pelo projeto verão... Então resolvi encontrar uma maneira de fazer as claras não grudarem na frigideira. Bati com um mixer (pode ser no liquidificador também) 2 claras. Quando elas começaram a ficar espumosas eu adicionei 1 colher de sopa de queijo cotage, 1 colher de chá de manjericão desidratado, 1 colher de chá de alecrim desidratado, 1 colher de chá de orégano desidratado, 1 pitada de sal e 1 pitada generosa de pimeinta-do-reino moída na hora. Misturei um pouco mais com o mixer e adicionei pedaços de tomate (cerca de 1 colher de sopa de tomate bem picadinho sem caroço). Essa última mistura com o mixer deve ser bem rápida e deixará o creme um pouco aguado. Mas é assim mesmo! Despeje numa frigideira quente e deixe lá por alguns minutos. Você verá que sairá uma água. Pode dar um mexida de tempos em tempos para não grudar e aguarde até a água secar por completo. O resultado é parecido com ovos mexidos (um pouco mais triturados e sem a gema!). Em cima do pão integral formou a refeição ideal.
Existem diversas análises sobre a combinação da proteína com o carboidrato antes e após as atividades físicas. Encontrei uma boa explicação no site do nutricionista Rodolfo Peres. Segundo ele, quando o objetivo é melhora da performance em atividades de luta ou endurance (ciclismo, natação, corrida, etc), recomenda-se a ingestão de carboidratos antes, durante e após, em conjunto de proteínas de rápida absorção e/ou aminoácidos. Quanto ao treinamento de musculação com objetivos puramente estéticos, há várias ferramentas que se pode utilizar. Pessoas com metabolismo acelerado, com dificuldade em adquirir massa magra, normalmente se beneficiam da presença de carboidratos em seus shakes pré, intra e pós treino. Para aqueles que desejam a melhora da definição muscular, com apenas manutenção da massa magra, ou ainda, para pessoas com metabolismo lento, a retirada do carboidrato pós treino pode ser a melhor opção. Então, a dica que dou aqui é a seguinte: As "claras mexidas" são ótimas tanto com quanto sem o pão integral. Servem, portanto, como boa opção para os esportistas e praticantes de atividades físicas em geral.
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário