domingo, 6 de outubro de 2013

Torta folhada de frango com mandioca

Essa é mais uma daquelas receitas que entram para o time do "nesta casa nada se perde, tudo se devora"...  Com um frango assado quase inteiro na geladeira, uma massa folhada no congelador e um caldo de mandioca, ambos na boca de vencer, pensei: está aí uma boa combinação para criar uma torta bem gostosa... E acrescentando alguns outros ingredientes o recheio ficou bom! Mas darei outras alternativas aqui para quem não tiver as mesmas coisas que eu tinha.
Para começar processei 1 cebola roxa (pode ser da branca também). Quem quiser picar, ok! Eu prefiro jogar no processador porque é mais rápido e ela fica bem pequenina. Aqueci 1 colher de chá de azeite e fritei essa cebola na panela. Logo depois joguei o tal caldo de mandioca que tinha aqui. Vocês podem usar aproximadamente 100g de mandioca bem cozinha que dê a textura de purê. Todo o frango que estava na geladeira eu também processei. Mas garanto que 1 peito assado é o suficiente para fazer essa torta. Juntei esse frango à mistura que já estava na panela em fogo baixo. Juntei 4 colheres de sopa de Polpa de tomate (aquela que vende no vidro). Aos poucos fui temperando com ervas de provence, alecrim, orégano e manjericão desidratados, sal e pimenta do reino branca. Prove para conferir se o tempero está bom. Caso sim, desligue o fogo. Escolha uma forma para torta com fundo removível. Eu usei uma normal para bolo inglês e quase não consegui desenformar! Então a de fundo removível é a ideal. Abra a massa folhada (eu uso a Arosa, pois é bem mais prática e não preciso usar o rolo). Se sua forma for redonda e bem maior que uma forma de bolo inglês eu sugiro que compre 2 massas. 1 para forrar a forma e outra para cobrir o recheio da torta. Uma dica preciosa! Nunca aperte a massa folhada. Ela é muito delicada, riquíssima em manteiga e segundo a minha mãe, "não gosta de ser apertada, fica feia e ruim". E como mãe sempre sabe das coisas, melhor seguir a regrinha dela! Bom, no meu caso, como a forma era pequena, 1 massa apenas foi suficiente e eu "embalei" o recheio fechando com dobrinhas nas laterais. Enfim, 40 minutos de forno médio pré-aquecido. Sirva quente e com o aroma inebriando a sua sua casa... Tenho certeza que todos adorarão! Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário