terça-feira, 15 de outubro de 2013

Petiscos anti-câncer de mama


Aproveitando ainda a onda rosa do mês, fiz um almoço só para mulheres com o tema em pauta e menu com ingredientes da lista de alimentos de combate e prevenção ao câncer de mama.
Cuidei de detalhes da mesa, decoração simples, mas linda, feita com mini-rosas naturais e fitas nas taças de espumante para fazer referência à campanha. Os pratos de tulipas feitos por minha mãe e que são o meu xodó! Guardanapos coloridos para deixar o ambiente bem alegre.
Para começar, os petiscos foram além de saudáveis, deliciosos. Tomatinhos recheados com pasta de queijo cottage, ervas e azeite. Pepino japonês com molho especial e crisps de batata-doce (esse foi o melhor de todos!).

O mais simples de preparar, sem dúvida, é o pepino japonês com molho especial. Basta corta-lo em fatias finas e em um potinho separado servir o molho feito com 3 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de aceto balsâmico e 3 colheres de sopa de mostarda. Mergulhar o pepino ali e comer é uma forma de prazer! Alguns pensarão: pepino??? Sim! Pepino! Até quem não curte o sabor desse legume adorou a combinação! Pepinos são alimentos ricos em fibras que lentamente percorrem o aparelho digestório aumentando a saciedade e diminuindo o teor de gordura no organismo. Já o azeite extra- virgem é importante aliado no combate ao câncer de mama por ser rico em polifenóis, que são responsáveis por diminuir as chances das células cancerígenas avançarem.

O segundo petisco também contou com a presença do azeite extra-virgem em sua composição. A pasta de cottage com ervas e azeite. Segundo a Dra. Budwig, criadora da dieta Budwig, a mistura do óleo com a proteína é excelente para combater diversas doenças, e não apenas o câncer. A teoria é a seguinte: o uso de oxigênio no organismo pode ser estimulado por compostos de proteínas de teor sulfúrico, que tornam o óleo solúvel em água e estão presentes em queijo (sobretudo no cottage). Ela também observou que, quando os doentes receberam esses ingredientes naturais durante cerca de três meses, os tumores gradualmente se reduziram, a fraqueza e a anemia desapareceram, a vida e a energia foram restabelecidas. Enfim, os sintomas do câncer, diabete e disfunção hepática foram atenuados. Já o tomate destaca-se por conter licopeno, que confere alto grau de proteção contra a oxidação celular.

E, por fim, o terceiro petisco, que confesso, não foi feito por mim. Os crisps de batata-doce foram o maior sucesso! Para quem é fera na fritura vale a pena experimentar. Eu não sou muito boa, por isso não arrisquei. Mas segundo a Martinha, que trabalha com a mamãe há anos e frita de tudo como ninguém, a gordura não pode estar fria e nem fervendo. E para ficar crocante é preciso esperar que o legume fique bem douradinho. Aí depois é colocar para escorrer no papel toalha e aguardar que fique bem sequinha. A batata-doce contém carotenoide, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. É, por isso, considerado um bom alimento para combater tumores. 
Esses foram os petiscos anti-câncer que fiz para minhas amigas. Todos aprovados! Vale experimentar. Bon appétit!

2 comentários: