segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O ovo é fresco?

Você sabe como é importante identificar se o ovo está fresco? Isso auxilia no preparo dos alimentos. Ovos mais novos são apropriados para serem ingeridos quentes, fritos ou escaldados. Já os ovos com algumas semanas podem ser aproveitados para misturas com outros ingredientes.
Os ovos velhos permitem a entrada de ar e favorecem a proliferação de germes que os tornam podres.
Quando o ar penetra no ovo através da casca, a clara inicia o processo de perda de espessamento e deslocamento da gema fazendo com que se misturem.
Mas há uma forma bastante simples para identificar a "idade" dos ovos. Basta mergulha-los em água.
Os ovos frescos permanecem no fundo do recipiente. À medida que as semanas passam começam a se deslocar até flutuar quando estão velhos e impróprios ao consumo.
Outro forma interessante de identificar se um ovo está bom ou não é através da aspereza da casca. Quando mais opaca e áspera, mais novo está. Casca lisa e brilhante demonstra que ele já era! Ovos frescos geralmente não tem cheiro após quebrados. A clara é translúcida, espessa e firme. A gema é lisa e redonda. Em ovos que não estão mais frescos é possível identificar a gema mais achatada, a clara fluida. Ovos que após quebrados tem a gema desfeita não devem ser consumidos!
Então anote aí!
Ovo fresco: vai para o fundo do recipiente com água.
Ovo que não é fresco: fica com a ponta para baixo
Ovo velho (já era!): flutua na água
Então agora não tem erro! Antes de começar qualquer receita, verifique se o ovo está fresco com a dica da água. Isso evitará perder receitas ou ingerir ovos impróprios para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário