domingo, 16 de dezembro de 2012

Raclete

O Natal das amigas aqui na varanda de casa, que é carinhosamente chamada de Varanda's, teve sabor de descontração. Nada de mesas complicadas e jantares elaborados. Esse ano aderimos à idéia da Raclete. Um aparelho muito bacana que permite a cada convidado escolher dentre os ingredientes aqueles que mais lhe apetece para fazer, em uma mini frigideira, o acompanhamento do pão ou batata.
Para fazer a raclete é preciso, basicamente, de queijos (tipo raclette, gouda, suíço ou outro de sua preferência, mas que seja fácil de derreter), ralados ou picados em cubinhos, frios, temperos, pães, batatas e azeite.

Uma bela mesa montada com decoração natalina dispondo os ingredientes de forma fácil para todos é o início de todo o procedimento. Minha sugestão de lista de compras para fazer as combinações mais saborosas leva batata bolinha cozida (ou outros legumes que preferir), frios diversos (copa, presunto parma, salame, bacon, etc), salsichas especiais picadas em rodelas finas, mini-tomate italiano, champignon em fatias, azeitona picadinha, pepino em conserva, cebola picada, orégano, pimenta, pães diversos para acompanhar e azeite. Claro que não conseguimos dispor tantas coisas assim na mesa. Então faça as melhores opções conforme seu gosto e de seus convidados.

O modo de preparo é bem simples e não leva muito tempo. Comece cozinhando as batatas na água com sal (com a casca). Depois de cozida leve à chapa da racleteira que deve receber previamente um fio de azeite. Na raclete, acrescente em cada espátula os cubinhos de queijo de sua preferência para derreter. Pode-se tostar um pouquinho os frios e o pão, adicionando também um fio de azeite e pimenta moída na hora.
Cada um se serve conforme seu gosto, posicionando sempre os ingredientes que mais gostarem nas espátulas. 


Aqui em casa fizemos com salaminho, queijo gouda, queijo de cabra, lombinho canadense, bacon, cebola picada bem miudinha, champignon, tomatinhos e azeitonas.
Além de atender a todos os gostos, o evento fica bem descontraído e cada convidado troca com os outros experiências de sabores, abusam da criatividade gustativa e brincam de cozinhar em pequeninas frigideiras diversos recheios e acompanhamentos. A idéia é confraternizar com sabor e diversão!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário