segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Inhotim

Há tempos não faço aqui um post com as fotos que gosto tanto de fazer...

Pois hoje venho trazer imagens de um lugar que o homem, junto à natureza, transformou em um paraíso. Ou em algo próximo do que poderá sê-lo.

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações. A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas. 

A descrição deste parque e espaço cultural que copiei acima do site do Instituto é singela frente à magnitude e beleza do lugar. Além da exuberante natureza, as obras de arte de encaixam nos espaços do parque com tamanha perfeição que "só vendo para crer". Foi a segunda vez que fui ao Inhotim. E acredito que quantas vezes for terei a mesma sensação. De estar em lugar imaginário, mágico, difícil de descrever.
Além da paisagem fantástica, ainda tivemos o prazer de assistimos ao show do grupo brasileiro de música instrumental, Uakti, conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, construídos pelos próprios músicos. Dois programas que "super" recomendo.
Inspirem-se!






















3 comentários: