De volta das férias no Nordeste, minha idéia fixa era chegar para fazer a tapioca light, sem manteiga, sem queijo gorduroso ou doces diversos. De origem indígena e típica das regiões do Norte e Nordeste, a massa feita à base de farinha de polvilho e água invadiu a mesa de todas as regiões do país. Vocês sabiam que uma colher de sopa de tapioca possui apenas 70 calorias (metade das de um pão francês!)? E é somente essa a quantidade necessária para fazê-la. Além disso, não contém glúten, substitui o pão branco, podendo ser consumida no café da manhã e é pouco calórica, dependendo o recheio escolhido.
No mercado já há a goma pronta para uso que apenas necessita ser peneirada antes de ir para a frigideira, mas é perfeita! O modo de preparo na embalagem sugere o uso de 100g da goma na frigideira, mas a primeira que fiz com essa quantidade ficou muito grossa. 1 colher cheia de sopa é o suficiente para uma frigideira de aproximadamente 23 cm de diâmetro. Esquente-a bastante antes de jogar a tapioca. Se colocar a goma sem peneirar corre-se o risco de embolar a tapioca. Então, assim que a frigideira estiver bem quente, passe a goma na peneira para já cair fininha na panela. Há quem goste de temperar com um pouquinho de sal. Eu não fiz isso. O procedimento é muito rápido, por isso é bom deixar o recheio já preparado antes. O meu fiz assim: em uma cumbuca coloquei 1/2 tomate picado bem miúdo, 1 colher de chá de alho porró bem fino, 1 colher de chá de azeitonas picadas e 3 queijos processados (da marca a vaca que ri - pode ser poleguinho também, mas o primeiro é menos calórico). Coloquei 30 segundos no microondas para o queijo amolecer e misturei bem os ingredientes. Deixei algumas folhas de manjericão separadas para finalizar. Com o recheio no ponto peneirei a goma em cima da frigideira quente. Depois de poucos segundos dei uma mexida e ela já estava soltando. Virei e deixei mais um pouco. Cerca de 30 segundos. É bem rápido mesmo! Coloquei o recheio e dobrei. Virei novamente, aguardei mais uns 20 segundos e servi. Ficou divina!
Vi algumas dicas interessantes sobre o modo de preparo da tapioca e acho que vale a pena deixar registrado aqui, tais como: quanto mais tempo assar, mais dura ficará sua tapioca. Quando a goma juntar, basta dar uma sacudida, se a massa desgrudar sem se quebrar em muitos pedacinhos, a tapioca está pronta para virar. Além de dobrar ao meio há também quem goste de enrolar a tapioca. Os sabores podem ser diversos. Com queijos e orégano, frango, carne, doce de leite, chocolate, leite condensado com coco, goiabada, enfim... É preciso ter bom gosto e imaginação! Bon appétit!
Referências: Utensílios - http://utensilios.wordpress.com/2012/06/29/tapioca-teste-da-goma-da-marca-akio/
G1 - http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/11/chef-mostra-vantagens-e-formas-de-preparo-da-tapioca.html
Eu goxto*!!
ResponderExcluir[apesar da aparência de q tô comento gelo do freezer, rs]
Mas já q falamos em norte/nordeste, posta um pato no tucupi, Adriana!!! S2
[meu preferido do fundo do coração]
#desafio
Evelynn.
Puts! Pesquisarei Evelynn! Se conseguir posto aqui... rsrs ;)
ExcluirGostaria de saber como fazer a tapioca de pobre, isto é, sem qualquer recheio no micro-ondas. Quanto tempo,
ResponderExcluirdireto num prato de louça? Com o abraço. Parabéns. ff63ff@gmail.com Francisco Feitosa
Oi Francisco. Infelizmente não conheço o modo de preparo da tapioca em microondas. não sei se deve ficar bom. Quando recheio, você pode fazer na frigideira o mesmo procedimento e não colocar nada. Fica tradicional. Abraços e seja sempre bem vindo ao Blog!
Excluir