Ir a Dubai e não tirar fotos é impossível. Uma cidade com a arquitetura mais fantástica e moderna que já tive o prazer de conhecer. Lugares incríveis construídos no meio do deserto de formas inimagináveis.
Mas para começar os registros fotográficos, iniciarei não com Dubai, mas com Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes e cidade onde está localizada a terceira maior mesquita do mundo.
A majestosa mesquita Sheikh Zayed foi batizada com o nome do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, o primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos.
De uma exuberância indescritível! A única a abrir suas portas para não-muçulmanos. Zayed não economizou recursos para criar o local onde seria enterrado.
Materiais nobres como mármore da Macedônia, ouro de 24 quilates e cristais de Murano podem ser vistos por toda parte. Os mosaicos florais, que quebram o branco do solo e das colunas, foram feitos por artesãos italianos.
O tapete persa, considerado o maior do mundo, foi confeccionado durante um ano por 1.200 mulheres iranianas. As paredes e o teto têm versos do Corão escritos em três tipos de caligrafia arábica por artistas de vários lugares do mundo, supervisionados por calígrafos dos Emirados, da Síria e da Jordânia. O pátio tem mais de mil colunas, adornadas por mosaicos coloridos e arrematadas por detalhes dourados no topo. Uma visita definitivamente imperdível para quem for a Dubai e AbuDhabi.
A arquitetura de Dubai é o principal atrativo da cidade. Logo abaixo o Burj Khalifa, o maior arranha-céu já construído, com 828 metros de altura e o elevador mais rápido do mundo. O edifício faz parte de uma complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área. Impressionante acho que é a palavra ideal para descreve-lo.
Cayan Tower é o maior edifício torcido do mundo, com 306 metros de altura. (Aliás, tudo em Dubai parece que tem que ser maior do mundo!) Em forma que lembra o DNA humano, o prédio tem 80 andares. A torre tem apartamentos residenciais, salas de conferência, campos de tênis, piscinas, escola, berçário e spa! Uma obra de arte na paisagem da cidade.
O Burj Al Arab (em Árabe برج العرب, literalmente Torre das Arábias) é um luxuoso hotel em Dubai. Operado pelo Jumeirah Group e foi construído por Said Khalil. Foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC. Com 321 metros é uma das mais altas estruturas exclusivamente usadas como hotel.O Burj Al Arab foi construído sobre uma ilha artificial de 280 metros fora da praia de Jumeirah, e está conectada com a ilha principal por uma ponte curvada particular. É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco.
O Madinat Souq, uma feira ao ar livre, ou mercado, foi construída em um resort. É um dos melhores pontos de compras, com ambientação agradável e muito charmosa. Aliás, negociar nos mercados ;e a maior delícia! Pedir metade o preço e levar o produto com desconto depois de bastante conversa é uma brincadeira bastante divertida. Por lá isso é um costume e nós devemos respeitar! Ainda no Souq, os canais entrelaçados e os requintados restaurantes ao ar livre são uma atração indispensável.
A praia de Dubai também é fantástica. Por lá podemos alugar espreguiçadeiras com colchões e toalhas. Tudo muito confortável e organizado. Um complexo comercial por perto maravilhoso possibilita o almoço após o banho de mar. Ao contrário do Brasil, por lá não se pode comprar bebidas alcoólicas, somente em restaurantes de hotéis internacionais. Então ficamos bem na Coca-cola zero mesmo! Mas valeu muito a pena.
Outro passeio incrível e imperdível é o Miracle Garden. Um lugar todo feito de flores. Lindo, lindo lindo! Um projeto bastante ambicioso do Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, atual primeiro-ministro e vice-presidente do país. Com 45 milhões de flores que formam carros, pirâmides, estrelas, casas e corações é um magnífico jardim no meio do deserto.
Por fim, outra atração que separei dentre as inúmeras que temos em Dubai, é o passeio no deserto. Ver o pôr daquele sol vermelho é uma cena quase indescritível. É de encher os olhos e tirar o fôlego de tão lindo. Após o passeio fomos levados a uma espécie de acampamento com várias tendas, tapetes persas espalhados pelas areias e almofadas para nos sentar, ver as estrelas, experimentar a shisha de maçã (narguilé), fazer um lanche e depois comer churrasco (que estava meia-boca, confesso!). Quem quisesse (e eu quis!) podia aproveitar a arte das muçulmanas e fazer tatuagens de hena. O lugar é fantástico e o passeio vale muito a pena.
Bom, esses foram os principais registros fotográficos que escolhi para postar aqui para vocês. Para foi ou pretende ir a Dubai. Fiquem à vontade para deixar os comentários. Essa é uma viagem que eu recomendo!
Dri,
ResponderExcluirAs fotos estão maravilhosas, a forma com que você descreve suas viagens, no blog, sempre nos faz ter vontade de ir nos lugares...
Bjs e parabéns!
Ju.
Débora Blando feelings =P
ResponderExcluirEvelynn.