quinta-feira, 24 de maio de 2012

24 de maio - Dia Nacional do Café

Vocês sabiam que hoje é o Dia Nacional do Café?
Além do dia nacional, esse grão tão amado pelos brasileiros também tem sua homenagem internacional, que é no dia 14 de abril. A bebida tão popular e conhecida é de aroma inconfundível e agrada muito ao paladar de milhões de pessoas em todo planeta.
No Portal São Francisco encontrei um texto interessante sobre a história do café. Estima-se que a origem remonta há cerca de mil anos e está associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida. Mas interessante mesmo são os primeiros registros acerca do café, nos quais podemos perceber como a observação dos animais inspira nosso cotidiano. Tudo começou na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabritas gostavam de comer certo fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas se mostravam mais espertas e resistentes depois de comê-lo. Quando o pastor resolveu experimentar as frutas (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), conheceu os efeitos estimulantes do café. A versão bebida, porém, vem dos árabes. Isto foi no século XV. Com o passar do tempo, o café seria não só saboreado, como estudado em seus efeitos estimulantes e revigorantes. Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi se ampliando e, com as grandes navegações, chegou às Américas Central e do Sul.
Malu Silveira, ao escrever uma matéria para o NE10 trouxe entrevista do barista - profissional especialista em café - Jonathan Silva. Ele enumerou uma série de recomendações para se ter um bom café. A começar pelas compras no supermercado. "Comece procurando de cima para baixo, onde os melhores produtos estão e onde eles foram produzidos". Depois, procure selos de qualidade, como o BSCA (Brazil Specialty Coffee Association) e o Utz Kapeh.  É preciso também ficar atento às plantas originárias do pó. Atualmente, os produtores brasileiros usam a arábica e a robusta. A primeira é referência de qualidade. "Os cafés produzidos com grãos 100% arábicos são os melhores para produzir uma boa bebida". Por último, repare na cor do pó. Prefira sempre o marrom ao preto. "O pó preto é, na verdade, o grão incinerado vendido como extra-forte. É como se você estivesse bebendo carvão". "A água filtrada, é a mais indicada para preparar a bebida, pois a água da torneira tem muito cloro e o café perderá os componentes essenciais. Também não pode sair do fogo fervendo. Se você deixa de tomar o café incinerado e deixa ferver a água, é o mesmo processo. O café perde todos os elementos essenciais. Depois de pronto, a dica é degustar em xícara de porcelana, que vai manter a temperatura ideal da bebida". 
CUIDADOS - Apesar das maravilhas que o café (feito em casa ou não) pode oferecer, é importante ter alguns cuidados. "É um produto que não se pode consumir em todas as faixas etárias e de todas as formas pelo alto grau estimulante", alerta a nutricionista Luciana Mamede. A cautela é necessária em hipertensos, idosos e pessoas que sofrem de alguma disnfunção metabólica, como a anemia. 
Outro ponto negativo é a inibição da absorção de alguns nutrientes essenciais no organismo, como o cálcio e o ferro. "É melhor tomar café em momentos onde você não vai ingerir estes nutrientes. Quanto mais longe for o intervalo de consumo da bebida e comida, maior a reposição nutricional". 
A especialista também aponta para as controvérsias nos estudos em que o café aparece como anti-oxidante. "Não há comprovação científica que a bebida aja no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento da célula. E mesmo que houvesse, o potencial de impedir o processo não tira o risco da cafeína prejudicar outros aspectos". O café pode ser substituído neste caso por anti-oxidantes comprovados, como as vitaminas C e E. 
Ciente de todos os males que o café pode trazer em momentos inoportunos, a bebida consumida em dose certa traz benefícios. "Três xícaras de café médias (150ml) por dia é estimulante e trata de várias situações fisiológicas, como a dor de cabeça", explica Dra. Luciana. 
O grão também é usado como estimulante físico (em suplementos) e algumas pesquisas afirmam que a bebida aciona as endorfinas, controladoras do sexo.

Confesso que pretendia trazer uma bela receita a vocês com café para que pudessem aproveitar esse dia e desfrutar das diversas opções que esse maravilhoso grão nos traz. Mas infelizmente não tive tempo para satisfazer a minha vontade. De qualquer maneira, vou deixar aqui uma dica do blog Mexido de idéias, que traz um fugde de café que parece ser divino! Pelo menos a foto que eles postaram no blog é de dar água na boca! E por lá há um passo-a-passo bem bacana, também!

Outra curiosidade interessante que encontrei em minhas pesquisas foi sobre o Museu do café, que fica em Santos, no interior de São Paulo. Também conhecido como Bolsa Oficial do Café ou Palácio da Bolsa Oficial do Café) foi um grande centro de negócios do café. E, nos dias de hoje, ele se dedica à cultural e memória da cafeicultura. Você já visitou? Para quem não teve a oportunidade de ver esta beleza com os próprios olhos, a TV Mexido foi lá para registrar este monumento dedicado à nossa paixão: o café.


Receitas bastante inusitadas também podem ser conferidas no Portal São Francisco, tais como: o frapê de café, o café vienense, a salada de frango com café e as batatas gratinadas com café. Receitas estranhas? Talvez... qualquer dia testo e conto aqui para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário