domingo, 12 de maio de 2013

Carne de sol à brasileira


Mesa caprichada para receber as mamães
O dia das mães foi recheado de detalhes e receitas surpreendentes! Para começar, caprichei na mesa. Fiz um bouquet de flores bem lindo e flores nos guardanapos para encantar as mamães pelo dia especial.
A Fernanda arrasou na entrada. Fez bolinhos de arroz com pequi servidos em cama de goiabada na cachaça. Uma receita que ainda não tive acesso... Mas que em breve ela deve postar nas dicas da Fefe aqui para vocês!
Para o prato principal servimos a receita do chef César Santos chamada carne de sol à brasileira, a qual fizemos algumas pequenas adaptações, mas que ficou sensacional! Essa sim, vem no post de hoje!
E para finalizar com chave de ouro, profiteroles de morango e physalis uma frutinha linda! Que abrimos para ficar em formato de flor e esbanjar beleza na mesa para os convidados.
Vou passar a receita do nosso prato principal neste post e aproveitar para deixar aqui as imagens que fizemos neste belo almoço em família.


Guardanapos floridos

A Carne de Sol Brasileira é um prato simples, saboroso, feito com carne de sol desfiada, purê de macaxeira e farofa de jerimum, regado com molho de manteiga de garrafa e cebola.
Prepare, inicialmente, o pure de macaxeira (mandioca para os mineiros). Cozinhe 400g dela e amasse até ficar na consistência de purê. Leve ao fogo e acrescente 100ml de manteiga de garrafa, 150ml de creme de leite fresco, 200g de queijo coalho ralado. Tempere com sal e prove para conferir a medida certa. Misture bem até formar um creme homogêneo e desligue o fogo. Reserve.

Bolinhos de arroz com pequi e goiabada na cachaça

O segundo passo é a farofa de jerimum (abóbora). Cozinhe 400 g de jerimum e amasse bem com um garfo. Coloque-o ainda quente em uma panela e leve ao fogo baixo. Acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga e tempere com sal. Adicione aos poucos 300 g de farinha de mandioca e confira se o tempero está bom ou se é necessário adicionar mais sal. Mexa bem até formar a farofa. Reserve.
Corte uma couve muito fina. Jogue em óleo bastante quente por 20 segundos. Retire e deixe em papel toalha para secar. Ela será usada para finalizar o prato.


Carne de sol à brasileira

Para montar o prato usamos a carne de sol comprada pronta e já desfiada que vende em uma caixinha. Já falei dela no post sobre creme de abóbora com carne seca
Fizemos a montagem com aros redondos. Para começar, uma camada grossa de farofa. Depois outra camada de purê e por cima a carne seca desfiada. Finalize com cebolas roxas passadas na manteiga e crispy de couve. Um toque de manteiga de garrafa por cima e nas laterais para o toque final.

Profiteroles de morango e physalis




Nossa sobremesa foi um escândalo! A Fernanda mandou ver nas "Carolinas" com chantily, morangos e physalis. Uma outra receita que em breve também sairá nas dicas da Fefe. Nosso almoço foi mesmo, além de saboroso, muito lindo. Afinal, as mamães merecem!
Bon appétit!



5 comentários: