domingo, 10 de junho de 2012

Sugestão de cardápio para o dia dos namorados III


Para finalizar as minhas sugestões de cardápio para o dia dos namorados apresento mais um menu simples de se fazer e bastante apetitoso. Mas antes preciso citar trechos imperdíveis na nossa "companheira" nos últimos posts. Poderia dizer que com o manual de Izabel Allende, além de obter várias e novas informações, me diverti com suas diversas frases.
Quando da introdução do livro, a escritora descreve sua pretensão e explica o projeto de maneira muito bem humorada. Algumas partes refletem exatamente o que tentei passar aqui a vocês nesses últimos dias e é por isso que vou citá-las. Espero que se divirtam tanto quanto eu.
A finalidade do afrodisíaco é incitar o amor carnal, mas se perdermos tempo e energia em sua elaboração, mal poderemos desfrutar dos seus efeitos... Barbatanas de tubarão, testículos de mandril e outros ingredientes não aparecem aqui, porque não foi possível encontrá-los nos supermercados das redondezas. Se você precisa recorrer a tais extremos para elevar a sua libido ou vontade de amar, sugerimos que consulte um psiquiatra ou mude de parceiro. Aqui nos referimos apenas à arte sensual da comida e seus efeitos sobre a realização amorosa, e oferecemos receitas com produtos que podem ser ingeridos por via oral sem risco de morte - pelo menos imediata - e que, além disso, são saborosos. O brócolis, portanto, está descartado. Limitamo-nos a afrodisíacos simples, como ostras recebidas da boca da amante, segundo receita infalível de Casanova, que seduziu desta maneira um par de pícaras noviças, ou a suave pasta de mel e amêndoas moídas que os escolhidos de Cleópatra lambiam em suas partes íntimas até perderem a razão, e também receitas modernas com menos calorias e colesterol. Não apresentamos poções sobrenaturais, porque este é um livro prático e sabemos como é difícil conseguir patas de coala, olhos de salamandra e urina de virgem, três espécies em extinção".
Em tempos modernos e com pouquíssimos momentos de sobra ao deleite, realmente precisamos associar a cozinha sensual com aquela outra um tanto quanto menos romântica e prática. Para começar, a Salada de pêra com nozes. Para a minha surpresa, quando fui procurar informações afrodisíacas sobre a pêra no meu manual atual, me deparei exatamente com a receita que postei há tempos no Blog! A descrição da escritora é realmente apetitosa... Pêra, favorita da arte erótica por sua forma do corpo feminino, contém diversas vitaminas. A salada de pêras em fatias finas, agrião fresco e nozes descascadas é uma forma interessante de começar um jantar amoroso, entre outras coisas, porque pode ser comida com os dedos e tem um cheiro delicioso... Conseguiu imaginar a cena... 
Bom, mas vamos ao prato principal: o filé com gengibre. Muito prático, de preparação absurdamente rápida para não impedir as trocas de carícias na noite especial. Izabel Allende conta que os cozinheiros de Madame du Berry preparavam uma mistura de gemas de ovo e gengibre que induzia os amantes desta cortesã e o próprio Luis XV à luxúria desenfreada. Devia ser o viagra da época! Há séculos a raiz do gengibre é considerada afrodisíaca por causa de seu aroma e por estimular o sistema circulatório. Sendo assim, uma receita com esse poderoso ingrediente é muito bem vinda para a noite dos namorados!


Para finalizar Fudge de chocolate com pistache. O poder afrodisíaco do chocolate eu já descrevi no post da primeira sugestão de cardápio para o dia dos namorados. Já o pistache, muito popular na Ásia, era também consumido sem moderação pela mulheres árabes. Não encontrei uma boa explicação para o poder afrodisíaco desse fruto proibido, mas reza a lenda que ele tem lá seus efeitos nos momentos de conquista.
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário