Após passar deliciosas férias nas lindas praias de João Pessoa, cá estou de volta com uma receita de dar água na boca! Há tempos desejo fazer o Côngrio. Um peixe de origem chilena, originário das águas geladas do Oceano Pacífico, de carne branca e praticamente sem espinhos. Fiz algumas pesquisas de receitas e a que me apeteceu foi a do site Tudo Gostoso, que inclusive indico a quem estiver procurando alguma dica específica, pois lá tem de tudo!
Para começar a receita deve-se temperar os filés de peixe com uma pitada de sal, uma pitada de pimenta do reino, ervas finas (eu usei ervas de provence), 1 envelope de hondashi, raspas de 2 limões e 1 xícara (café) de vinho branco seco.
Depois passe os filés do Côngrio em farinha de trigo. Em uma frigideira não aderente despeje um pouco de azeite e deite os filés. Deixe tostar de ambos os lados, virando com cuidado para o peixe não quebrar. Em seguida acomode-os em um refratário e reserve. Ligue o forno.
Em outra panela aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Frite 1 cebola média picadinha até que fique transparente. Junte 1 xícara (chá) de vinho branco seco.
Quando ferver acrescente 1 xícara (chá) de leite com 2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena) já dissolvido junto. Quando engrossar junte 1 pote de creme de leite fresco, 2 colheres (sobremesa) de mostarda de Dijon e 200g de champignons. Despeje sobre os filés de congrio e leve ao forno até começar a ferver. Polvilhe 1 colher (sobremesa) de grãos de mostarda e sirva em seguida. Prepare-se para aquela famosa "explosão de sabor"!
Para acompanhar servi batata palha. Mas acredito que a batata sauté ou arroz branco também caem muito bem. Para decorar, salsinha desidratada.
Bon Appétit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário