sábado, 19 de janeiro de 2013

Salmão com arroz 7 grãos

Neste sábado a lista de atividades de trabalho estava intensa e eu não podia perder muito tempo na cozinha.
Olhando a despensa vi um restinho do arroz 7 grãos e no congelador uma bela posta de salmão. Pronto! Almoço rápido planejado na cabeça.
Já fiz uma salada com esse arroz que está no post Filé ao molho de vinho que também vale a pena conferir!
Mas... voltando... Tirei o salmão para descongelar e lá fui eu trabalhar no computador. Quando bateu a fome resolvi começar na função cozinha! Peguei a embalagem do arroz para me lembrar como fazia e fiquei bastante satisfeita quando li o modo de preparo: Para 1 xícara de arroz (que era exatamente o que eu tinha!), junte 3 xícaras de água e leve em fogo brando com a panela semi-tampada por 30 minutos. Tempero a gosto, que no meu caso foi 1 colher de sobremesa de tempero pronto de alho e sal. 
Enquanto o arroz cozinhava fiquei pensando qual a forma mais rápida e prática para fazer o salmão. Lembrei que um programa que vi na TV do Olivier Anquier e resolvi seguir a linha dele. Numa frigideira grande aqueci uma quantidade generosa de azeite (deve ter sido o equivalente a 3 colheres de sopa). Joguei 1 colher de sobremesa daquele mesmo tempero pronto que usei para o arroz, 1 cebola cortada em fatias que deixei lá até ficar bem molhinha e dourada. Organizei as cebolas nas bordas da frigideira e coloquei com bastante cuidado a posta inteira do salmão no meio com a pele para baixo. Deixei fritando até que as bordas começassem a ficar claras. 

Peguei duas espátulas, com cuidado, e virei o peixe. Nessa hora as cebolas já estavam bem douradas e então as retirei para não queimar. Deixei a posta ali por mais uns 10 minutos. Ele fica levemente cru por dentro e bem tostadinho por fora. Conferi o sal do arroz. Estava no ponto! Coloquei-o nas bordas de uma travessa, as cebolas no meio e a posta de salmão por cima delas. Finalizei com um toque de flor de sal por cima e voilá! Uma refeição completa, muito saudável, simples, rápida e maravilhosamente deliciosa!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário