domingo, 1 de abril de 2012

Biscoito de Castanha do Pará

Hoje tem receita de família! Da minha querida Tia Julinha! Que eu amo de paixão! E mesmo estando longe, continua sempre na minha lembrança, com muito carinho. Esse biscoito ela me ensinou em uma deliciosa tarde que passei com ela em Brasília. Após um almoço maravilhoso, fomos tomar café na varanda e trocar receitas. Daí veio esta, que guardei bem anotada no meu caderninho e que quando quero matar saudades da minha "brega" preferida (como ela e minha mãe carinhosamente se chamam).
O biscoito é maravilhoso! É crocante e levemente doce. 

Uma espécie de petit four. Perfeito para ter em casa e servir com café quando chega visita. E vamos à receita!
É bom ligar o forno para pré-aquecê-lo.
Bata na batedeira 250g de manteiga com 100g de açúcar e reserve. Triture no liquidificador 350g de castanha do Pará e junte 100g de maisena a ela. Agora misture tudo com a batedeira e vá acrescentando farinha de trigo até dar o ponto de enrolar o biscoito (a minha medida aqui foi de aproximadamente 250g de farinha de trigo).
Faça bolinhas e depois achate-as para ficar mais "chapadinhas" como as da foto.
Forre um tabuleiro com papel manteiga ou unte com manteiga e farinha de trigo.
Leve ao forno por aproximadamente 15 a 20 minutos. Mas atenção! Cada forno reage de uma forma, então, eu sugiro que fique de olho! Assim que os biscoitos ficarem dourados, pode retirar!
Polvilhe açúcar refinado neles ainda quentes.
Pronto! Um biscoito fantástico, super fino e delicado para você fazer bonito na hora do cafezinho!
Bon appétit!


12 comentários:

  1. me pegou pelos pés (y)

    Evelynn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia!!! Ana Maria Braga que se cuide, quem vai para debaixo da mesa saborear esta "dilícia" sou eu. Huuuuuummmmm!!!! Que é isso?! Que biscoito maravilhosoooo!!! Parabéns!Maristela

      Excluir
  2. Nossa!!! Que delícia!!! Bom demais!!!

    Cada receita que provo, gosto mais, você está cada vez melhor!!!

    Parabéns!!!

    Águida

    ResponderExcluir
  3. Hello...

    Rolicei já... está maravilhoso... aliás... "como" tudo que vc faz né???
    Rsrsrs...
    Beijoooo

    Karla

    ResponderExcluir
  4. Esta receita é mesmo muiiito boa. Eu sempre mandava estes biscoitos pro Gui, qdo estava no Japão!

    ResponderExcluir
  5. Huuummm, muito bom.
    Crocrante e de gosto suave.
    Parabéns...de novo, rsrs
    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Adriana,
    que maravilha, é de lamber os dedos!!!
    Muito obrigado.
    luiz

    ResponderExcluir