domingo, 15 de abril de 2012

Salmão com shimeji e aspargos frescos



Sábado resolvi fazer um prato saudável. Salmão, um dos peixes com maior índice de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. Para acompanhar, usei aspargos frescos cozidos e shimeji.
Os aspargos são uma fonte de vitamina A, B, C, cálcio e ferro e fornecem uma grande quantidade de fibras. Depois do suco de laranja, ele é a melhor fonte de ácido fólico, conhecido por diminuir os riscos de doenças do coração, câncer de cólon, doenças do fígado e da espinha. Também são ricos em sais minerais, potássio e muitos micronutrientes. Possuem baixo teor calórico, poucas gorduras e colesterol. É portanto, uma ótima opção para quem quer seguir com uma dieta saudável! 

Por fim, a parte mais maravilhosa em questão nutricional da receita vem com o shimeji. Esta espécie de fungo comestível é rico em vitamina B12. Para a turma da dieta, uma informação preciosa: ele ativa a saciedade e diminui a fome! Além disso, também possui baixíssimo teor calórico, garante quantidade de proteína semelhante à da carne vermelha, sem, contudo, ter as gorduras e calorias dela. É importante fonte de vitaminas, fibras e minerais. Contém uma composição privilegiada de aminoácidos essenciais, aqueles nutrientes fundamentais para o metabolismo funcionar a pleno vapor e que o nosso corpo não sintetiza sozinho. E não pára por aí! Estimular o sistema imunológico está entre os principais benefícios terapêuticos dos cogumelos do tipo shimeji. Ele afina o sangue e afasta o mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, há muitos anos, secos ou na forma de extratos como medicamentos para tratar o corpo e viver cada vez melhor.


Bom, mas diante todos esses benefícios de todos os ingredientes desse prato. Vamos ao que realmente interessa! A receita! Muito rápida, ela é excelente opção para o jantar, especialmente para quem pratica atividades físicas, já que proteína e vegetais são os mais indicados para ajudar o metabolismo antes de dormir.
Compre postas de salmão. Eu costumo comprar um pacote que vem com quatro pedaços pequenos.
Em um tabuleiro forrado com papel alumínio disponha as postas do peixe e tempere-as com pitadas de sal e pimenta do reino. Regue-as com uma medida aproximada de 1/2 xícara (das de chá) de azeite e salpique alecrim fresco ao redor. Leve ao forno médio por cerca de 45 a 50 minutos.
Quando der 30 minutos de forno, comece a preparar os aspargos e o shimeji (para essa receita eu utilizei o branco, mas o preto também é muito saboroso). Jogue os aspargos em água fervente por cerca de 10 minutos. Confira ficando o garfo neles se estão cozidos. Não devem estar mole demais! Apenas em um ponto que o garfo fure-os com facilidade. Assim que estiverem nesse ponto, desligue o fogo da água. Corte os talinhos do shimeji e lave-os bem, pois alguns vem um tanto sujos nas bandejas. Derreta 1 colher (das de sopa) de manteiga em uma frigideira e adicione-os. Vá fritando até que comecem a ficar corados, como esses da foto. Agora retire os aspargos da panela com água e comece a montar seu prato. Coloque uma bela porção de cogumelos, outra de aspargos e retire o salmão do forno. Salpique flor de sal por cima dos vegetais para temperá-los. Eu utilizei uma aromatizada com ervas. Divina! Mas se você não tiver esse item em casa não há problema! Pegue um pilão e soque sal groso com alecrim, manjericão seco e as demais ervas que lhe apetecer. Fará um efeito bem parecido com o da flor de sal. E para quem tem flor de sal em casa um toque importante! Ela somente deve ser utilizada para finalizar os pratos. Nunca para temperá-los antes do cozimento. Se for usar o sal grosso aromatizado, faça-o com moderação para não salgar demais os vegetais.


Bom, a montagem do prato é bem simples, mas dá gosto de ver. Afinal, há uma diversidade de cores e sabores que unidos formam uma verdadeira magia em nossas papilas gustativas.
Bon appétit! 

2 comentários:

  1. Oi Adriana
    achei teu blog no Google procurando uma receita de pão de queijo. achei a sua e amei. gostaria de saber se o copo da receita que você se refere é o copo de requeijão?
    estou te seguindo para acompanhar de perto teus posts deliciosos...
    bjos ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmem! Seja bem vinda ao blog! O copo da receita do pão de queijo é de requeijão sim!
    Se quiser, também pode acompanhar as atualizações pelo Facebook: https://www.facebook.com/blogadrianalafeta ou Twitter: @AdrianaSLafeta !
    Bon appétit! ;o)

    ResponderExcluir