Minhas últimas férias foram 10 dias curtindo o lindo frio londrino. Com a chegada do outono, a cidade famosa pelo céu sempre cinza se mostrou colorida com a trocas das folhas das árvores e nos presenteou com céus mais azuis do que gris.
A metrópole do Big Ben, famosa pela comida "mais ou menos", como descreveu minha mãe (que por lá morou durante alguns anos), também pode surpreender com alguns lugares gastronomicamente bem interessantes. Mas os tais "mais ou menos" são muito mais comuns e decepcionam na maioria das vezes.
A primeira parada da nossa turma foi no famoso Fifteen, restaurante do "astro chef" que inclusive adoro os programas, Jamie Oliver. Já fiz muitas receitas dele aqui. Todas as que experimentei foram muito boas. Mas o restaurante... deixou um pouco a desejar. Criado a partir de um reality show no qual Jamie Oliver treinava 15 jovens para ser cozinheiros profissionais, desde 2002 o restaurante funciona servindo pratos considerados caseiros. O cardápio não tem muitas opções mas o preço é honesto. Como petisco pedimos uma porção de pães com azeitonas (verdes verdejantes!) batatas assadas acompanhas de crisps de batata doce. Estava bem gostoso. Mas não era nada surpreendente. Outros pedidos foram um frango assado inteiro, um caneloni de coelho e eu pedi um peixe grelhado com alcachofra de Jerusalém e camarões marrons. O frango assado, eu experimentei. Modéstia a parte, qualquer frango assado mineiro dá de mil no do inglês. Faltou tempero Jamie! O mesmo para o canelone. Apesar da apresentação bonita, o sabor estava bem sem graça. Quanto ao meu, pedi muito mal! Infelizmente, algum ingrediente, não sei se a alcachofra (que eu adoro!) ou outro qualquer fez do molho um fel para o meu paladar. Os camarões eram minúsculos! Resultado: Comi o peixe sem o molho e assim meu jantar fez jus à fama "mais ou menos". A sobremesa salvou a nossa primeira experiência gastronômica londrina. Uma mousse de chocolate muito boa e um ecler recheado de doce de leite que adoramos. A apresentação dos pratos foi legal. Sentar em frente à cozinha também e o atendimento impecável. Mas a comida, sentimos muito, pois ficou abaixo de nossas expectativas.
O segundo restaurante foi o Aqua Shard, localizado no 31º andar do atual edifício mais alto de Londres. Com uma vista de encantar os olhos, decoração e atendimento incríveis. Na noite desse restaurantes tivemos boas surpresas. O menu, apesar de caro, trazia pratos realmente saborosos. A minha entrada, no entanto, trouxe muito foi gras para pouca torrada de acompanhamento. Mas estava bem gostosa. As meninas pediram uma salada de cenoura com amêndoas e queijo de cabra que adoraram. Os pratos principais foram um risoto de limão, alho poró e ricota; um carneiro e um filé. Todos divinos. As sobremesas, cheesecake de frutas vermelhas e esse combinado aí da foto com mousse de chocolate, amêndoas e creme estavam fantásticas!
A terceira experiência gastronômica foi no Oxo Tower Restaurant. Um lugar super fresco! Chique, chiquérrimo! Comida divina! A sobremesa então... fizeram jus às várias libras que deixamos por lá. Nessa noite não quisemos entradas e fomos direto aos pratos principais. Posso dizer que o atum que comi foi o melhor de todos que já experimentei até hoje. Os outros pratos foram um filé com legumes e polenta também com legumes. Todos muito saborosos. Para encerrar pedimos uma bandeja de pequenos doces de chocolate. Uma tortinha de trufas, um petit gateaux com recheio de laranja, mousse de chocolate e torta de chocolate. Foi difícil identificar qual o melhor deles. Apesar dos elevados preços dos pratos, o restaurante é muito bom. Quem tiver muito prazer em apreciar uma boa gastronomia recomendo pagar.
Muito bem recomendado, o Hakkasan é um restaurante de comida asiática que foi a maior decepção do grupo. Um menu riquíssimo, com pratos refinados, mas que quando colocamos na boca não somos capazes de sentir o sabor tamanha a quantidade de pimenta utilizada para tempera-los. Poderia e queria lhes dizer que um ou outro prato eram caracteristicamente apimentados, mas não foi o caso. Todos, do início ao fim nos deixaram a pedir água para aliviar a queimação. Um dó ver aquela lagosta lindamente envolvida em delicados fios de macarrão de arroz totalmente sem sabor. Somente após retirar grande parte da pimenta que pude tentar sentir um pouco o gosto desse delicioso fruto do mar. O mesmo ocorreu com a carne e o frango escolhido pelas minhas amigas. Os drinks estavam bonitos. O vinho rosé italino que pedi muito bom: Rosa dei Frati, Cà dei Frati 13% Veneto, Italy. Aos que não apreciam pimenta, não recomendo.
No dia seguinte ao jantar no Hakasan fomos almoçar no Budda-bar. Receosas com a pimenta asiática pedimos logo de início sugestões de pratos sem ou com pouca pimenta. A minha entrada foi inesperadamente fantástica. Uma salada de pato com legumes e um tempero que nunca comi algo parecido. As meninas pediram ceviche e sushi. Depois tempura, bolinhos de arroz com legumes fritos e uma carne com legumes parecida com um yakisoba. Tudo muito gostoso. Com pimenta! mas já mais próximo da medida certa. Recomendo!
Um restaurante belga em Londres que surpreendeu em todos os aspectos. Um ambiente bem descontraído, uma carta de cervejas bastante variada, sanduíches, costelas e sobremesas sensacionais. Atendimento de primeira linha! Saímos extremamente satisfeitas. Várias pessoas que já foram a Londres vieram me dizer que, sem dúvida, é o melhor lugar para se comer sanduíches por lá. Nota 10!
Para fechar a viagem fomos ao Maze by Gordon Ramsay. Sem dúvida o melhor restaurante que já tive o prazer conhecer na minha vida!
Lá eles sugerem que façamos o pedido de três pratos afim de ter a experiência gastronômica proposta pelo chef.
Eu experimentei um carpaccio de atum com mini medalhões, também de atum e purê de abacate que estava de ajoelhar e rezar agradecendo a Deus! Divino! Os sushis não tem absolutamente nada a ver com aquelas bolas de arroz "embuchantes" que estamos acostumados por aqui... Eles desmancham na boca. A entrada de frango também foi bem elogiada.
Eu experimentei um carpaccio de atum com mini medalhões, também de atum e purê de abacate que estava de ajoelhar e rezar agradecendo a Deus! Divino! Os sushis não tem absolutamente nada a ver com aquelas bolas de arroz "embuchantes" que estamos acostumados por aqui... Eles desmancham na boca. A entrada de frango também foi bem elogiada.
Filé com batata e cogumelos e uma lagosta envolvida em uma fina e delicada massa que também foram maravilhosos. As sobremesas, pelo que entendi, feitas a partir de receitas de uma confeitaria do sul da França, também deram um show à parte. O cheesecake, bem diferente do que conhecemos, vinha em cima de uma espécie de farofa de amêndoas e tinha uma textura tão leve como a de um chantilly. A mousse de chocolate que vinha dentro desse "copinho" de chocolate escorria e parecia um néctar dos deuses... Os sorvetes deliciosos e os bombons petit four que acompanharam o café também estavam perfeitos. Foi o melhor da viagem, sem dúvida!
Algumas curiosidades interessantes da viagem que acredito serem valiosas postar aqui: Notting Hill e Camden Market. O primeiro para ir sábado pela manhã bem cedo. Depois fica insuportavelmente lotado. Lá podemos ver antiguidades, bijoux, roupas, peles, chapéus, casquetes, pães, frutas, verduras e tudo quanto mais imaginar. O lugar é um charme. Em cada esquina há um grupo ou um músico apresentando músicas muito bem. O lugar é realmente legal. Vale a pena conhecer.
Camden Market é o canto dos hippies, dos punks, das comidas e dos mercados de tudo quanto há para vender. Lugar onde morava Amy Winehouse. Dá para ver bem algumas referências de "moda" da cantora por lá... Muita gente maluca, muita comida, muitas coisas diferentes!
Bom, por fim, os famosos "Fish and chips" e "Bangers and mash". Sim! Experimentei os dois e adorei! Mas esses virão em outros posts com receitas!
Londres, apesar de não ter uma tradição gastronômica muito forte é uma cidade, como toda metrópole, que traz boas opções para os apreciadores da boa culinária. Prepare o bolso e mergulhe fundo! Pois muitas delas realmente valem a pena!
Amei o post! Dicas valiosas...
ResponderExcluirBjo :)
Que bom! Espero que aproveite!
ExcluirDicas anotadas para a minha próxima viagem. Os preços são muito altos Adriana?
ResponderExcluirOs preços são bem próximos daqueles praticados em restaurantes considerados de alto nível em BH, SP e RJ. Não são muito em conta não. Mas isso, nesses citados aqui no post. Em muitos pubs há boas refeições por valores bem mais justos. Clicando no nome de cada local indicado você poderá entrar nos sites e conferir o menu de vários deles. Muitos já com os preços para ter ideia do quanto irá gastar. Boa viagem e aproveite bastante!
Excluir