terça-feira, 19 de março de 2013

Dicas da Fefe: Cozinhar é...

Para cozinhar bem é preciso seguir algumas regrinhas básicas. A Fefe traz aqui 5 ensinamentos preciosos para aqueles que desejam se aventurar na magia dos sabores da culinária.
A primeira delas é: Leia e compreenda a sua receita antes de começar a cozinhar. Isso pode parecer óbvio. Mas na verdade é de extrema importância. Há certas receitas que trazem nomes desconhecidos e, portanto, devemos desvendar todo o conteúdo do texto para que não surjam dúvida na hora de colocar a mão na massa!
A segunda é: O mise en place bem feito é a chave do sucesso. Mise en place (dito "miz õ plas") é um termo francês que significa, literalmente, "posta no lugar". Consiste em uma etapa inicial para o preparo de um prato, na qual você separa todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser medidos, e, se necessário, descascados, cortados, etc. É fundamental fazer a mise en place para a boa execução de qualquer receita, assim você não sai correndo atrás dos ingredientes quando as coisas já estão na panela. Um cozinheiro profissional não sobrevive sem a mise en place!
A terceira é: Tenha uma tábua de corte grande e boa. Boas tábuas resistem mais tempo para os cortes de carnes e legumes. O ideal mesmo seriam duas. Uma para cada grupo de alimentos. Mas existindo  aquela que seja firme, não quebram ou lascam e previnem o acúmulo de bactérias entre as fendas, sinta-se bem equipado em sua cozinha! (lembrando que tábuas de madeiras hoje são proibidas em cozinhas comerciais). O comércio do utensílio desse material ou o seu uso em bares e restaurantes é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao cortar os alimentos, é normal o fio atingir também o utensílio de madeira. Nessas ranhuras, vão se acumulando microrganismos e restos de alimentos praticamente imperceptíveis. E é muito difícil retirá-los na lavagem. Essas bactérias ficam ali por longos períodos e podem contaminar facilmente outros alimentos, causando doenças. Já as tábuas feitas de plástico, vidro e polietileno são mais fáceis de lavar e de usar. O mesmo para colheres, prefira as de polietileno as de pau.
A quarta é: Compre um kit de facas de boa qualidade. É importante ter pelo menos 1 faca do chef boa, afiada e de dez polegadas. Facas de aço forjado com três rebites duram a vida inteira!
E, por fim, a quinta regrinha básica a seguir: Deixe sempre sua bancada de trabalho limpa. Será muito mais fácil preparar a próxima refeição se tudo estiver em ordem na cozinha. Quanto maior o acúmulo de louça, sujeira e coisas fora do lugar, mais tempo será gasto para cozinhar. A medida que se utiliza os itens do prato que se prepara, o ideal é já limpar os recipientes e ja deixá-los secando para quando terminar o prato, a cozinha se manter organizada e pronta para receber a nova leva de louças resultado da refeição. Nada de pias gigantes transbordando panelas, pratos, copos e talheres. Fica bem melhor quando tudo se encontra no seu devido lugar e na hora certa!
Divirtam-se na cozinha, pois essa terapia vale ouro!

2 comentários:

  1. Fantasticas suas dicas, Dri!!!
    Já seguia a maioria dessas dicas, empiricamente, mas agora sei o motivo...
    Parabens pelo amadurecimento cada vez mairo de seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente dicas preciosas! Obrigada e seja sempre bem vindo por aqui!

      Excluir