sexta-feira, 29 de março de 2013

Feliz Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Alguns costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.


A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.*
De formação católica, mas com um pouco de conhecimento sobre outras doutrinas e religiões, me considero um pouco "filha de todos os Santos". Sempre digo isso a quem me pergunta qual a minha religião. Vou à missa quando sinto necessidade de ouvir um sermão que me toque. Mas também não dispenso um passe espírita para recarregar as energias.
A páscoa, apesar de ter se tornado uma data muito mais comercial do que religiosa, traz um significado de renovação que, especialmente este ano, se insere com muita força para mim. A renovação interior, em nossos sentimentos e pensamentos, no foco que damos à nossa vida, no trato com as pessoas queridas. Eu tenho provas, a cada dia, da benção que recebo de Deus, de meus anjos da guarda, de meus mentores espirituais e, principalmente, de minha família e amigos.
Eu entro nesse período de páscoa com o desejo que todos os leitores e visitantes desse Blog possam sentir a proteção, a renovação como busca da evolução pessoal. "Fazer o BEM, não importa a quem".
Que a celebração da páscoa venha sim, recheada de deliciosos ovos, de uma mesa farta com bacalhau e que as famílias possam passar para as crianças um pouco sobre o verdadeiro significado da festividade.
Recebi da minha prima Flávia Lafetá um vídeo lindo, de 5 minutos, que vale muito a pena apresentar aos pequenos e ensiná-los um pouco sobre a páscoa. Eu espero que gostem!
Feliz Páscoa!


* http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário